SÍNDROME HEMOLÍTICO-URÊMICA ATÍPICA (SHUa)  

   A SHUa é uma doença grave e rara, caracterizada por anemia severa, queda do número plaquetas e piora da função renal de maneira súbita.
   A doença se caracteriza por lesão da camada interna dos vasos sanguíneos, principalmente dos vasos renais com formação de trombos e piora do funcionamento do rim. O rim geralmente é o órgão mais afetado, mas complicações neurológicas e cardíacas também são frequentes.
   Diferente da Síndrome Hemolítico-Urêmica clássica (SHU) em que a lesão geralmente é provocada após um episódio de diarreia com sangue, a SHU atípica caracteriza-se por uma ativação crônica e descontrolada do sistema de complemento do corpo.
   A doença tem uma alta mortalidade durante a primeira manifestação. Grande parte das crianças perdem completamente a função renal, necessitando de diálise. 
   Até alguns anos atrás não havia tratamento específico para a doença e muitas crianças evoluíam para óbito. Hoje temos uma medicação disponível que melhorou muito o prognóstico da doença, permitiu que muitas crianças saíssem da diálise e tivessem uma melhor qualidade de vida.

(16) 99773-2828

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

(16) 3103-1988

Consultório