ESTENOSE DE JUP (JUNÇÃO URETEROPIÉLICA)

 

  A estenose de JUP se caracteriza pela obstrução do ureter na região mais próxima ao rim, dificultando a passagem da urina do rim para o ureter. É a maior causa de obstrução do trato urinário da infância.

  Antigamente, essa doença costumava ser diagnosticada após alguns meses ou anos de vida quando a dilatação chegava a ponto de ser palpada no abdome pelo médico. Após o advento do ultrassom, ela passou a ser diagnosticada no intra-útero, no acompanhamento pré-natal, sendo caracterizada no ultrassom por uma dilatação exclusiva da pelve renal. Geralmente ocorre em apenas um dos rins, mas em 10 a 40% dos casos pode acomenter ambos os rins da criança. Ocorre mais nos meninos do que nas meninas, em uma proporção de 2:1.

  A obstrução pode ser parcial ou mais severa, e isso só poderá se definido por exames mais específicos. Dependendo do grau de obstrução, e se há ou não acomentimento da função renal, o médico vai optar pelo tratamento conservador ou cirúrgico, já que em alguns casos pode ocorrer resolução espontânea do quadro, mas em outros a cirurgia é necessária para a preservação da função renal.

(16) 99773-2828

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

(16) 3103-1988

Consultório