ENURESE NOTURNA (XIXI NA CAMA)

 

  A enurese noturna é caracterizada pela perda de urina durante o sono após os 5 anos de vida, acometendo em média 15% das crianças nessa idade. Pode estar presente em crianças sem nenhuma doença orgânica (decorrente apenas de um retardo no amadurecimento dos nervos da bexiga) ou ainda serem secundárias a alguma doença no sistema nervoso central. A maioria dos casos são benignos e muito frequentes em crianças que tiveram pais que faziam xixi na cama.

  Os episódios de enurese afetam a auto-estima da criança, que deixa de realizar atividades com seus amigos e parentes, além disso, a criança não faz xixi na cama propositalmente, não devendo ser reprimida por esse motivo. Lembre-se, cada criança tem sua individualidade, e não deve ser comparada às outras nas conversas de "porta da escola".

  O tratamento depende da causa. Nos casos benignos, devemos realizar orientações como ingerir bastante líquido durante o dia e reduzir a ingesta de líquidos à noite, ou ainda utilizar o método de condicionamento através do alarme noturno. O alarme noturno codiciona a criança a acordar no momento que inicia a micção, ou seja, no momento que a capacidade da bexiga foi excedida.

  Existem ainda medicações que podem ajudar no tratamento, mas estas deverão ser prescritas pelo seu médico dependendo da causa e da gravidade da doença.

(16) 99773-2828

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

(16) 3103-1988

Consultório